Portuguese PT English EN Spanish ES Italian IT

Cushing

O que é a Síndrome de Cushing

Síndrome de Cushing ocorre quando o organismo é exposto a altos níveis de corticoide, seja por meio de medicações (corticóides são usados em alergias, asma, doenças reumatológicas e outras) ou pela produção excessiva do hormônio cortisol, produzido nas glândulas suprarrenais. Quando o excesso de produção do cortisol ocorre por causa de tumor hipofisário produtor de ACTH (hormônio hipofisário que estimula a produção do cortisol pela suprarrenais) é chamado de Doença de Cushing.

 

Causa

A doença de Cushing é causada pela produção em excesso do hormônio ACTH por um tumor benigno de hipófise (glândula localizada na base do cérebro). O hormônio ACTH estimula a produção de cortisol pelas suprarrenais. 
A Síndrome de Cushing pode ser causada por tumor adrenal produtor de cortisol ou ainda de tumor produtor de ACTH localizado fora da hipófise, pode ser localizado nos pulmões, pâncreas, tireoide ou em outros locais.

 

Sinais e Sintomas

A Síndrome de Cushing provoca acúmulo de gordura localizada no pescoço e na barriga. A face fica avermelhada e arredondada. Os braços e pernas, ao contrário, ficam finos e há fraqueza muscular.

Outros sintomas são a presença de estrias arroxeadas no abdome, dor na coluna, ossos mais frágeis e fraqueza muscular. Entre as mulheres, ciclo menstrual irregular e pelos no rosto. Já entre os homens, diminuição da fertilidade e do desejo sexual.

 

Tratamento

Na doença de Cushing (tumor de hipófise produtor de ACTH) a cirurgia, pela via transesfenoidal, por cirurgião experiente é o principal tratamento. Quando não ocorre cura medicações ou radioterapia podem ser indicadas.

 

Que especialista procurar

Endocrinologista

Fonte: Livro Doenças Raras de A a Z- Instituto Vidas Raras/ Federação das Doenças Raras de Portugal (Fedra)

© Copyright 2018 Muitos Somos Raros