Evento tem como principal objetivo abordar temas ligados às doenças neurológicas de origem genética
Por Vinicius Volpi, com informações da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM)
Será realizado entre os dias 23 e 24 de março, em São Paulo (SP), o I Congresso Brasileiro de Neurogenética, promovido pelo Departamento Científico de Neurogenética da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e pela Associação Paulista de Medicina (APM). O evento tem como principal objetivo discutir temas ligados às doenças neurológicas de origem genética, incluindo aspectos clínicos e questões relacionadas ao diagnóstico e tratamento dessas enfermidades.
Estarão em pauta no encontro temas como: questões básicas de neurogenética, como conceitos de cromossomo, gene e mutação; técnicas de diagnóstico genético; painéis de genes, exoma e o sequenciamento do genoma; e uma abordagem sobre doenças específicas, como enfermidades neuromusculares, distúrbios do movimento de origem genética, ataxias, paraparesias espásticas, doenças neurológicas hereditárias da infância, autismo, deficiência intelectual e epilepsias.
O I Congresso Brasileiro de Neurogenética também contará com dois especialistas internacionais renomados em neurogenética. O professor Guy Rouleau, do Canadá, pesquisador de neurologia e doenças genéticas, ministrará duas palestras: genética do tremor essencial e genética da esclerose lateral amiotrófica. Arndt Rolfs, docente da Alemanha, falará sobre o sequenciamento do genoma como uma técnica moderna de investigação de doenças genéticas raras.