O que é a Ictiose?
A Ictiose é uma doença rara e dermatológica que deixa a pele do paciente extremamente seca e com diversas escamas. O desenvolvimento dessa condição pode ocorrer logo no nascimento do bebê, com o surgimento das primeiras escamas cinzas ou pretas espalhadas principalmente no tronco e no pescoço, criando uma ligeira aparência de “pescoço sujo”. A Ictiose é uma doença hereditária, transmitida dos pais para os filhos.
Causa
O desenvolvimento dessa doença se deve a uma série de mutações dos genes que codificam a filagrina, molécula responsável, basicamente, pela impermeabilização da pele e sua hidratação.
Sinais e Sintomas
A pele seca é o sintoma mais básico e comum da Ictiose, com o quadro clínico podendo variar muito conforme as estações do ano (em épocas frias, os sintomas são acentuados).
Em suas formas mais leves, a doença pode se manifestar no final da infância ou na fase adulta, com a descamação da pele.
Já nos casos graves, ainda na infância os primeiros sintomas aparecem e geram intensa descamação da pele, do couro cabeludos, palmas das mãos e nas plantas dos pés.
Diagnóstico
O diagnóstico da Ictiose é feito por um médico especialista (nesse caso o Dermatologista), que avaliará e poderá solicitar exames adicionais para a assertividade da confirmação do quadro.
Tratamento
A hidratação da pele é muito recomendada durante os tratamentos indicados para cessar os efeitos da doença. Os cremes com componentes como ureia, lactato de amônia e diversos agentes hidratantes podem ser indicados para uso várias vezes ao dia. Outros medicamentos ou formas de cuidados podem ser indicados dependendo do quadro.