Portuguese PT English EN Spanish ES Italian IT

Doença de Lyme

O que é a Doença de Lyme?

A Doença de Lyme (também conhecida como Artrite de Lyme) é uma doença causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi, transmitida através da picada do carrapato Ixodes ricinus. As principais partes do corpo que são atingidas pela bactéria são a pele, o sistema nervoso central, o coração e os olhos, mas outras regiões também podem ser atingidas, como as articulações.

A doença é comum na Europa Central entre crianças e adolescentes. Os meses mais comuns para a manifestação da doença são de abril a outubro, por conta das condições climáticas da região.

Entre os principais sintomas manifestados pela doença, estão limitação no movimento nas articulações e inchaços com possíveis dores. A mais comum a ser atingida é o joelho, representando 2/3 dos casos reportados da doença. A frequência e duração dessa inflamação costumam diminuir de maneira voluntária após dias ou algumas semanas, mas a artrite pode tornar-se crônica em casos extremos.

Ao sentir os sintomas da doença, o ideal é que o paciente procure, o mais breve possível, um serviço de pronto atendimento.

Causa

A bactéria Borrelia burgdorferi é a principal causadora da doença, transmitida através da picada do carrapato Ixodes ricinus. A doença é classificada como rara pois a picada desse tipo de carrapato pode ocorrer em 1 a cada 1000 crianças por ano.

Diagnóstico

Os procedimentos no diagnóstico da doença são baseados no quadro clínico durante a fase inicial da doença, como a detecção da bactéria Borrelia burgdorferi. As análises feitas através de testes laboratoriais são realizadas para a assertividade desse diagnóstico.

Tratamento

Geralmente a doença é tratada através do uso de antibióticos, sendo ele mais eficaz quando realizado de maneira precoce.

© Copyright 2018 Muitos Somos Raros