Roteiro traz história de amor entre dois jovens com fibrose cística
Por Beatriz Simonelli
“A Cinco Passos de Você” é o novo filme estrelado pelo ator Cole Sprouse e retrata uma história de amor entre dois jovens que sofrem com a Fibrose Cística (FC), uma doença rara que acomete, principalmente, as funções pulmonares dos pacientes.
Conhecido por interpretar o personagem Jughead Jones, da famosa série Riverdale, Cole vive a história de Will, que conhece Stella em um hospital enquanto realizam o tratamento para a Fibrose Cística. A conexão entre o casal é imediata, porém, como os dois têm a doença, a relação fica bastante complicada.
Assim como acontece na vida “real”, devido aos altos riscos de contaminação cruzada de bactérias (ou seja, o risco que um paciente com FC tem de ‘pegar’ ou ‘passar’ bactérias para outras pessoas com FC), os profissionais da saúde não recomendam que pessoas com Fibrose Cística fiquem muito próximas umas das outras. E, quando existe o contato, geralmente é com o uso de máscara e por pouco tempo e com, no mínimo, um metro de distância. Essa situação inspirou o nome do filme, que no título original se chamou “Five Feet Apart”, “A cinco passos de você” – traduzindo para o português – em alusão à distância que eles precisam ficar para que um não coloque em risco a saúde do outro.
Na trama, o casal decide aproveitar cada momento do relacionamento de maneira intensa, como se fosse o último. Com essa decisão, transformam situações consideradas banais pela maioria dos casais em situações únicas e especiais.
A previsão de estreia de Five Feet Apart nos cinemas dos Estados Unidos é 22 de março de 2019. No Brasil, ainda não há confirmação. Confira o trailer do filme abaixo:
Entenda a Fibrose Cística
A Fibrose Cística é uma doença rara e genética, causada devido à falha do gene CFTR, responsável pelo controle de secreções do organismo, que passam a produzir substâncias (muco, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação.
Os sintomas da doença se manifestam de maneira diferente dependendo da idade e intensidade da doença. No entanto, os sistemas respiratório, digestivo e reprodutivo são normalmente os mais afetados pelo acúmulo do muco espesso. Entre os sinais mais comuns, estão: dificuldade para ganhar peso; desidratação; deficiência de vitaminas e desnutrição, fezes anormalmente volumosas, gordurosas e com mau cheiro; pneumonias e bronquites frequentes; sinusite crônica; tosses constantes com catarro e eventualmente sangue e pele com gosto salgado, decorrente do excesso de sal no suor.
Para saber mais sobre a Fibrose Cística, clique aqui.