Com inscrições abertas até o próximo dia 12 de dezembro, interessados podem garantir vaga pela internet
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso à distância sobre Doenças Genéticas Raras na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo do curso é fornecer, aos profissionais e estudantes da área da saúde, informações importantes sobre o reconhecimento de doenças genéticas, assim como o devido encaminhamento de pacientes diagnosticados nessas condições e os cuidados que devem ser oferecidos para cada grupo de doenças.
A iniciativa é fruto de um trabalho de parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e o serviço de TelessaúdeRS-UFRGS. O curso é baseado em casos clínicos, o que permite que o aluno aprenda de forma contextualizada e prática.
Débora Gusmão Melo, 2° secretária da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), e Professora Associada Médica Geneticista da Universidade Federal de São Carlos, destaca as principais novidades da segunda edição: “a grande mudança, nessa etapa, é a interatividade. Sentíamos a necessidade de uma conexão mais forte entre os profissionais, que também são alunos, e os professores. Isso é extremamente importante para solucionar dúvidas, por exemplo. Também mudamos o formato das aulas, tornando o material menos engessado e mais dinâmico,” ressalta.
A escolha pela plataforma de ensino à distância se deve, principalmente, pela democratização de profissionais de outras regiões ao curso. “Hoje o número de especialistas em genética, em todo o Brasil, é baixo. Promover a disseminação do conteúdo, através da internet, possibilita que profissionais de diversas localidades tenham acesso ao curso.” Complementa Débora. Após a finalização do curso, o aluno que atender aos critérios de avaliação podem receber um certificado do curso como Extensão Universitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS.
Para 2020, os planos são de aumentar a quantidade de turmas e vagas disponíveis para o curso – a segunda etapa conta com 500 vagas. O corpo acadêmico do curso é formado, principalmente, por professores universitários e médicos geneticistas. As inscrições são realizadas através do site: https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/passo_a_passo_cursos.pdf?fbclid=IwAR2mehEY4aprNWKADatdB1SFOHMRbwuTcGd01o0WfRcUsaQjJFyFlqTpNMM
Pedro Araujo com informações da assessoria de imprensa.