Doença Rara é conhecida pelo acúmulo de secreções nos pulmões e no trato digestivo
Nesta sexta-feira (29/5), a partir das 20h, o Instituto Unidos pela Vida e a Associação de Assistência às Pessoas com Fibrose Cística do Rio de Janeiro (ACAM-RJ) promovem o webinar “Os Desafios da Fibrose Cística no cenário da COVID-19”, que contará com a
Com a colaboração da Câmara dos Deputados e o apoio da Vertex Farmacêutica, o evento virtual abordará assuntos importantes relacionados à fibrose cística, como a visão geral dos pacientes que tem a doença, a correlação da enfermidade com o novo coronavírus e a atuação parlamentar em meio ao cenário da pandemia. Os interessados em acompanhar “Os desafios da Fibrose Cística no cenário da COVID-19” devem se inscrever através do link https://bit.ly/3d120lK.
Programação do evento:
- 20h – Abertura
- 20h05 – Visão geral dos pacientes com Fibrose Cística sobre o impacto da COVID-19
- 20h25 – Qual é a correlação entre a COVID-19 e os pacientes com Fibrose Cística
- 20h45 – Atuação Parlamentar no combate à COVID-19 no Brasil
- 21h – Perguntas e Respostas
Sobre a Fibrose Cística:
A Fibrose Cística (FC) é uma doença genética multissistêmica de herança autossômica recessiva, causada por alterações no gene CFTR (Cystic Fibrosis Transmembrane Regulator), que gera um desequilíbrio na concentração de cloro e sódio nas células que produzem as secreções do corpo, como muco e suor (glândulas exócrinas). Ela também é conhecida como mucoviscidose, devido a sua principal característica: o acúmulo de secreções nos pulmões e no trato digestivo.
Causa
A Fibrose Cística é causada devido à falha de um gene CFTR, responsável pelo controle de secreções do organismo, o que compromete o funcionamento das glândulas exócrinas, que produzem substâncias (muco, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação.
Sinais e Sintomas
Os sintomas se manifestam de maneira diferente dependendo da idade e intensidade da doença. No entanto, os sistemas respiratório, digestivo e reprodutivo são normalmente os mais afetados pelo acúmulo do muco espesso na Fibrose Cística, por isso, os mais impactados pelos sintomas da doença.