Doença rara é caracterizada pelo desenvolvimento de fibrose nos pulmões, dificultando a respiração do paciente
O mês de junho é marcado pela conscientização da esclerodermia, uma condição rara que compromete a qualidade de vida dos pacientes. A enfermidade é conhecida por afetar pequenos vasos sanguíneos, pele e articulações, comprometendo vários órgãos, principalmente os pulmões.
Os sintomas mais comuns da esclerodermia são falta de ar ao realizar esforço, ou mesmo em repouso, e tosse seca. Os pacientes diagnosticados com doenças raras, crônicas e autoimunes, como a esclerodermia, precisam redobrar os cuidados com a Covid-19. Esse grupo de indivíduos precisa manter a adesão ao tratamento da doença rara, sempre sob a orientação de um médico responsável, e seguir as recomendações do Ministério da Saúde quanto ao uso de máscaras, isolamento social e à higienização constante das mãos.
Nova plataforma
Com o objetivo de levar informações relevantes ao público sobre a esclerodermia, a Boehringer Ingelheim lançou, nesta segunda-feira (29/6), uma plataforma que reúne informações sobre a doença, história de pacientes, perguntas & respostas e opções de tratamento. O site, que já está no ar, pode ser acessado pelo endereço: https://pordentrodaesclerodermia.com.br