Portuguese PT English EN Spanish ES Italian IT

HAP – Hipertensão Arterial Pulmonar

O que é a Hipertensão Arterial Pulmonar

A HAP caracteriza-se pela pressão arterial anormalmente alta nas artérias dos pulmões, e ocorre quando o sangue passa a ter dificuldade para fluir nos pulmões. A plena passagem do sangue por estes órgãos é fundamental, pois é nos pulmões que ocorre a oxigenação e a eliminação do gás carbônico. Com tal dificuldade, o coração é obrigado a trabalhar mais, de forma anormal.

 

Causa

A Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) pode ser causada por doenças autoimunes (esclerodermia, artrite reumatoide), embolia pulmonar (coágulos de sangue da perna que migram para o pulmão), infecção por HIV, anemia falciforme, doenças pulmonares crônicas (baixa oxigênio no sangue), anomalias das válvulas cardíacas e apneia obstrutiva do sono. Pode também ser causada por medicamentos contra a obesidade, que já foram banidos do mercado.
Há ainda as HAP idiopáticas. Ou seja, que têm causa desconhecida.

 

Sinais e Sintomas

Os pacientes de HAP costumam relatar episódios de cansaço, falta de ar, batedeira, desmaios e fraqueza. Isso ocorre mesmo em exercícios que antes exigiam pouco esforço, como caminhadas e subir escadas.

Fonte: Livro Doenças Raras de A a Z- Instituto Vidas Raras/ Federação das Doenças Raras de Portugal (Fedra)

© Copyright 2018 Muitos Somos Raros