Encontro abordará diagnóstico e tratamento da doença rara que é caracterizada pela falta de ar
Por Vinicius Volpi
No próximo dia 19 de julho (quarta-feira), às 20h, a Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), doença rara caracterizada pela falta de ar, será debatida durante um encontro médico em Maceió (AL). Encabeçado pela Sociedade Alagoana de Pneumologia, o encontro reunirá os principais especialistas relacionados ao tema, que discutirão questões importantes como o novas terapias sobre a enfermidade, a importância do diagnóstico precoce e os avanços da medicina nessa área.
O que é a Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP)
A HAP caracteriza-se pela pressão arterial anormalmente alta nas artérias dos pulmões, e ocorre quando o sangue passa a ter dificuldade para fluir nos pulmões. A plena passagem do sangue por estes órgãos é fundamental, pois é nos pulmões que ocorre a oxigenação e a eliminação do gás carbônico. Com tal dificuldade, o coração é obrigado a trabalhar mais, de forma anormal.
Causa
A Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) pode ser causada por doenças autoimunes (esclerodermia, artrite reumatoide), embolia pulmonar (coágulos de sangue da perna que migram para o pulmão), infecção por HIV, anemia falciforme, doenças pulmonares crônicas (baixa oxigênio no sangue), anomalias das válvulas cardíacas e apneia obstrutiva do sono. Pode também ser causada por medicamentos contra a obesidade, que já foram banidos do mercado. Há ainda as HAPs idiopáticas. Ou seja, que têm causa desconhecida.
Sinais e Sintomas
Mais comum em adultos jovens e mulheres, os pacientes de HAP costumam relatar episódios de cansaço, falta de ar, batedeira, desmaios e fraqueza. Isso ocorre mesmo em exercícios que antes exigiam pouco esforço, como caminhadas e subir escadas.
Conheça mais sobre a doença: https://muitossomosraros.com.br/doencas-raras/geneticas/anomalias-congenitas-ou-de-manifestacao-tardia/hap-hipertensao-arterial-pulmonar/