Iniciativa da Casa Hunter reconhece instituições e cidadãos dedicados à causa rara
A Casa Hunter promove, entre os dias 1 e 3 de dezembro, a 6ª edição do Prêmio Gente Rara, destinado aos que defendem a causa das doenças raras. O objetivo da ação é reconhecer instituições e pessoas que se destacaram pelo compromisso e dedicação na luta pela melhoria da saúde das pessoas com doenças raras.
Gratuito e transmitido pela internet, a atração deste ano está marcada para começar às 19h30, nos três dias, e contará com palestras e atrações internacionais, além de convidados especiais que interagirão com o público participante. Inscrição e programação podem ser conhecidas pelo www.premiogenterara.com.br
Sobre as doenças raras
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças raras são aquelas que afetam até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos ou 1,3 a cada dois mil. O número exato de doenças raras ainda é desconhecido, mas, atualmente, são descritas de sete a oito mil na literatura médica, sendo que 80% delas decorrem de fatores genéticos e os outros 20% estão distribuídos em causas ambientais, infecciosas e imunológicas. Aproximadamente, 75% das doenças raras afetam crianças. No Brasil, a estimativa é de que existam 13 milhões de pessoas com doenças raras.