Cadastro deverá ser realizado somente pelo médico responsável por cada caso. Ação é uma iniciativa da DLE em parceria com Muitos Somos Raros
Começa nesta quarta (31/7), o cadastro para a ação “Uma mãozinha a quem mais precisa”, que visa promover o acesso a exames para o diagnóstico de doenças raras. A iniciativa do Laboratório DLE, em parceria com a plataforma Muitos Somos Raros, funciona da seguinte forma: o médico assistente registra o paciente no formulário da DLE que, por sua vez, fará a avaliação de todas as amostras submetidas para definir a relevância e efetividade do exame para a descoberta da doença relatada. Em seguida, cinco indivíduos serão selecionados para receber a doação.
A ação foi lançada em maio deste ano, no Rio de Janeiro (RJ), durante o XXX Congresso Brasileiro da SBGM e VII da SBTEIM. No local, a cada 100 mãos desenhadas nas paredes do estande da DLE, o Laboratório doou um exame de análise cromossômica molecular por microarray. A grande adesão, não só por parte dos congressistas, mas também expositores, palestrantes e pessoal de apoio, fez com que 537 mãoscobrissem quase que por completo as paredes do estande, garantindo a doação de cinco exames.
Quais pessoas receberão as doações?
Para ter acesso a um destes exames o Formulário de Cadastro de Casos Clínicos deverá ser preenchido pelo médico assistente que acompanha o caso do paciente. Os casos clínicos cadastrados serão direcionados ao corpo médico do Laboratório DLE a fim de definir a relevância e efetividade do exame para o diagnóstico da doença relatada e posteriormente serão selecionados os cinco pacientes para receber o exame doado.
Como o exame chegará aos pacientes selecionados?
Os médicos responsáveis pelos casos eleitos receberão o material para coleta da amostra que é feita de forma simples e indolor através do DLE Collect™ Dried Swab, que recolhe células da mucosa oral para a análise molecular, e poderá ser realizada até mesmo pelo próprio paciente.
Os resultados serão enviados para o médico assistente que, em caso de necessidade, poderá contar com a assessoria científica do Laboratório DLE para discutir o caso.
Fique atento as regras:
- Todos os campos do formulário deverão ser preenchidos e deverá conter o maior número de informações possível a fim de facilitar a seleção do caso clínico.
- Serão eleitos cinco casos que receberão gratuitamente o exame de análise cromossômica molecular por microarray.
- A seleção dos casos é de responsabilidade do Laboratório DLE e seguirá critérios internos.
- O Laboratório DLE enviará, sem custo, um DLE Collect™ Dried Swab para o endereço informado pelo médico assistente.
- A coleta do material e o preenchimento da requisição e do termo de consentimento é de responsabilidade do médico/paciente.
- Após a análise os resultados dos exames serão disponibilizados pelo Laboratório DLE para acesso através de seu site.
- A Assessoria Científica do Laboratório DLE ficará à disposição do médico para auxiliar na interpretação do resultado e discutir o caso.