Com objetivo de aumentar a visibilidade de pessoas com doenças raras, fotos devem expressar o cotidiano
Por Beatriz Simonelli
A Organização Europeia para Doenças Raras (EURORDIS) lançou, este mês, o Prêmio de Fotografia EURORDIS, um concurso internacional de fotografia sem restrições de participação. A iniciativa é uma oportunidade para que familiares, pacientes e envolvidos, além de outras pessoas de todas as partes do mundo que se sentirem sensibilizadas pelo tema, expressem visualmente o significado do que é viver com uma doença rara, explorando diferentes experiências e realidades de pessoas que precisam lidar, diariamente, com esse tipo de situação.
A partir desses registros, as imagens serão compartilhadas com a comunidade das doenças raras. O primeiro colocado ganhará um iPad, da Apple, o segundo receberá um Samsung Galaxy Tab A, e o terceiro será presentado com uma Nikon Coolpix W100 White. Além disso, os participantes que ficarem em quarto e quinto na votação receberão uma cópia de sua foto em alta qualidade. Todos receberão o certificado de participação.
O prêmio reflete o intuito do concurso e é uma oportunidade para aumentar a conscientização através do compartilhamento de histórias e para expressar visualmente os muitos aspectos da vida com uma doença rara.
Quem quiser participar, deve enviar a sua foto até o dia 7 de janeiro de 2019, que precisa ter um título, descrição, nome da pessoa fotografada, doença rara retratada, país e ano da fotografia. Assim que a imagem for aprovada pela EURORDIS, ela será exibida na galeria online oficial do concurso.
Este ano, o renomado fotojornalista da National Geographic, Marcus Bleasdale, selecionará uma lista de cinco fotos que serão abertas para votação pública a partir de 15 de janeiro de 2019. O vencedor do Prémio de Fotografia EURORDIS 2019 será anunciado ao vivo no EURORDIS Black Pearl Awards no dia 12 de Fevereiro.
Para participar e ter acesso as instruções do concurso é preciso acessar o site do concurso, você pode fazer clicando aqui. Apesar de todas as informações de cadastramento estarem em inglês, os dados podem ser feitos em português. Sugerimos utilizar algum aplicativo de tradução online para facilitar o cadastro.