Com o tema “Eu Sou E Eu Vou”, INCA incentiva as pessoas a agirem rapidamente diante do câncer
Por Beatriz Simonelli
Hoje, dia 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer. A data é uma campanha de utilidade pública que busca evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da conscientização e da educação sobre a doença. A campanha de 2019 tem o tema “Eu Sou E Eu Vou”, definido pela União Internacional para o Controle do Câncer, que incentiva a população a ser consciente e buscar informações a respeito da prevenção do câncer.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), por meio da informação adequada e escolhas saudáveis, um terço dos tipos mais comuns de câncer pode ser evitado. Apesar de alguns tipos de cânceres serem de origem hereditária, as questões ambientais são responsáveis por grande parte dos casos. A adoção de hábitos simples como uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e realização de check-up anuais podem fazer uma grande diferença quando o assunto é prevenir o câncer.
Câncer Raro
No mundo das doenças raras, os cânceres raros são denominados dessa forma por serem de baixa incidência na população em geral em comparação aos outros tipos tais como de pele, mama ou próstata. Em geral, o câncer raro tem uma linhagem celular reconhecidamente distinta. Um exemplo é o tumor neuroendócrino, tipo raro assim como o carcinoma medular de tireoide, que pode se desenvolver em diferentes órgãos. Existem vários tipos de tumores raros que, na maioria das vezes, são difíceis de serem tratados pelo fato da descoberta ser tardia e em estágio avançado. Contudo, a detecção precoce e a conscientização podem ajudar muito as pessoas no diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer raro.
Para saber mais sobre os cânceres raros, clique aqui.