Em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, Mendelics cria exame com resultado assertivo em apenas uma hora
O laboratório brasileiro Mendelics, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, desenvolveu uma técnica que permitirá mais agilidade no processamento dos exames para o diagnóstico do novo coronavírus. Em apenas uma hora, o teste é capaz de identificar, por meio da saliva, a presença do SARS-CoV-2 (agente causador da doença).
A estimativa é de que diariamente sejam processadas 110 mil amostras pelo laboratório. O método aplicado pela Mendelics permitirá que o próprio paciente faça a coleta das amostras de saliva, evitando movimentos involuntários que aumentam o risco de infecção para os profissionais da saúde. Com preços mais acessíveis, em torno de R$95,00, será possível detectar o vírus sem a dependência de equipamentos e reagentes que hoje já são considerados escassos.
A parceria entre a Mendelics e o Hospital Sírio-Libanês também permitirá que o teste seja realizado em outras instituições parcerias, com a coleta de amostras em todo o Brasil. Porém, o processamento, em um primeiro momento, será realizado exclusivamente em São Paulo (SP). Após a conclusão, os resultados são disponibilizados em um sistema privado on-line e os médicos têm acesso ao laudo de uma maneira rápida e simples.