Iluminação especial acontece Dia de Conscientização da Neuromielite Óptica, uma condição que causa inflamações no nervo ótico
A cúpula e o edifício principal do Senado Federal, em Brasília (DF), receberão uma iluminação na cor verde durante a noite dessa quarta-feira (25). O ato é realizado em meio ao Dia de Conscientização da Neuromielite Óptica, uma doença rara que também é conhecida como Doença de Devic, e que causa inflamações no nervo ótico e na medula espinhal do paciente.
A iniciativa partiu do senador Romário (PODEMOS-RJ) e terá duração até o próximo sábado, dia 29. Ele também é autor do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 487, de 2017, que institui a data comemorativa todo dia 27 de março.
Sobre a Neuromielite Óptica
Conhecida como NMO, é uma doença autoimune inflamatória do sistema nervoso central (SNC). De causa autoimune, em que o organismo ataca suas próprias células, a doença é caracterizada pela produção de um anticorpo que ataca uma proteína responsável por transportar água no sistema nervoso, o que causa a destruição e perda de células e fibras nervosas na medula espinal e fibras nervosas no nervo óptico (neurite óptica).
Os primeiros sintomas da doença incluem problemas relacionados a visão, como vista embaçada, escurecimento ou perda da visão em um ou ambos os olhos, e mancha na visão ou perda de parte do campo visual.